• Início
  • Amazonas
  • FVS vai treinar servidores de municípios do interior no combate ao Aedes aegypti

FVS vai treinar servidores de municípios do interior no combate ao Aedes aegypti

(Foto: Divulgação)
MANAUS – Dez municípios amazonenses situados próximos a Manaus vão ganhar brigadas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da gebre chikugunya e do zika vírus. Técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS-AM, estão realizando um treinamento de dois para Agentes de saúde dos municípios de Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Careiro, Manaquiri e Autazes.

O diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, destacou a importância da adesão dos municípios do entorno de Manaus, por conta da aproximação da capital registrar um número maior de casos de dengue, febre chikugunya e zika vírus. “Cerca de 20 técnicos da FVS irão in loco para os municípios, quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12, para treinar os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde. Após o treinamento, eles serão os pontos focais para ampliar para as outras secretarias municipais”.

Bernardino Albuquerque explicou que o treinamento é dividido em atividades educacionais e prática de controle vetorial. “Esse é o momento de mobilização social, com o envolvimento de todos para o combate ao Aedes aegypti, que normalmente é encontrado no ambiente do trabalho e dentro de casa”, afirmou. Nesses primeiros dias do ano o Amazonas registrou 825 casos de dengue, sendo que Manaus contabilizou 453 casos notificados da doença. Em relação ao Zika vírus, foram notificados em Manaus 364 casos suspeitos e três notificados em Itacoatiara. Até o momento foram notificados cinco casos suspeitos por febre chikungunya na capital amazonense.

Em Manaus, a capacitação para as instituições públicas acontece na segunda-feira, dia 15, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde – Susam. Participarão do treinamento servidores do Hospital Chapot Prevost, SPA Antônio Aleixo, Hospital Geraldo da Rocha, Instituto da Criança, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Codajás, Policlínica Zeno Lanzini, HPS Zona Sul, SPA Joventina Dias, Hospital Delphina Azis, Hospital Universitário Getúlio Vargas, Central de Medicamentos, Maternidade Alvorada, Maternidade Balbina Mestrinho e Caimi André Araújo.