• Início
  • Amazonas
  • Secretaria instala aparelhos de Raio-X em 13 unidades prisionais do Amazonas

Secretaria instala aparelhos de Raio-X em 13 unidades prisionais do Amazonas

Ipat onde aconteceu a rebelião no início deste ano foram instalados dois Rio-X (Foto: Divulgação)MANAUS – A Secretaria de Administração Penitenciária - Seap investiu R$ R$ 1.922.605,60 em um contrato de locação de 24 aparelhos de Rio-X que estão sendo instalados em 13 unidades prisionais do Amazonas, com o objetivo de reforçar a segurança nessas unidades. A expectativa é que essa tecnologia reduza a entrada de material ilícito nas unidades prisionais. De acordo com a secretaria, 19 aparelhos já estão sendo instalados em Manaus e no interior do Estado.

 

O contrato de locação é de dois anos. O Raio-X do tipo esteira é igual aos utilizados em aeroportos. Eles conseguem detectar vários utensílios metálicos, cortantes e até substâncias entorpecentes. O secretário da Seap, coronel Cleitman Coelho, disse que, de acordo como contrato, a empresa contratada ficará responsável pela manutenção, treinamento de pessoal e atualização do sistema. Além dos aparelhos de Raio-X, o governo está adquirindo também aparelhos de scanner corporal, que será usado para revistas mais íntimas. Segundo dados da Seap, apenas as unidades prisionais de Manaus recebem, todo fim de semana, uma média de 3,6 mil visitantes.

No interior do Estado, os aparelhos já estão instalados nas unidades prisionais de Coari, Parintins, Tabatinga e Tefé.  Outros três equipamentos devem ser enviados para mais três municípios. Na capital foi instalado um aparelho no Centro de Detenção Provisória Feminino – CDPF, dois no Centro de Detenção Provisória Masculino – CDPM, três no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 - CDPM II, dois no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Fechado), um no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Semiaberto), dois no Instituto Penal Antônio Trindade – Ipat, um na Penitenciária Feminina de Manaus – PFM, dois na Unidade Prisional do Puraquequara – UPP, e um na Unidade Prisional Smiaberto Feminino - UPSF.