• Início
  • Brasil
  • Encerra na sexta-feira o prazo de inscrições para o Encceja Nacional

Encerra na sexta-feira o prazo de inscrições para o Encceja Nacional

As provas do Encceja estão marcadas para o dia 22 de outubro (Foto: Divulgação)BRASÍLIA -  Encerra na sexta-feira, 18, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, para os ensinos Fundamental e Médio. Para a certificação do Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos e para o Ensino Médio é de 18 anos. As provas serão realizadas no dia 22 de outubro. As inscrições ser feitas no site (http://portal.inep.gov.br/encceja). Para se inscrever, é preciso informar CPF, e-mail e celular válidos, além de preencher os dados pessoais e endereço. 

 

Caso seja necessário atendimento especifico, deve declarar no ato da inscrição (se é gestante, lactante, possui alguma deficiência, audiovisual, física, intelectual ou outra condição especifica). O candidato travesti ou transexual que deseja ser atendido pelo seu nome social deve solicitar o pedido entre os dias 21 a 25 de agosto, na página do participante onde estarão disponíveis os resultados individuais. Durante a inscrição o candidato deve informar a unidade federativa e a cidade onde realizará o exame. 

No Amazonas, além da capital, as cidades de Humaitá, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira realizarão os exames. O local da prova só é informado depois, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep liberar o cartão de confirmação. O candidato deve indicar, ainda, a(s) prova(s) com a(s) qual(is) deseja obter certificação, no ensino fundamental ou ensino médio. Isso ocorre porque algumas pessoas já têm uma declaração parcial de proficiência, não precisando repetir a prova da área. 

Também deve ser indicada em qual secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia o participante deseja solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, o estudante deve escolher a cidade onde realizará as provas. As provas do Encceja seguem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. 

Os testes serão aplicados nos turnos matutino, entre as 8h e as 12h, e vespertino, entre as 14h30 e as 19h30. Em ambos os casos, será seguido o horário oficial de Brasília. A abertura dos portões será às 7h, com fechamento às7h45 e o início das provas às 8h, com quatro horas de duração. Para o ensino fundamental, as provas objetivas avaliam as áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, matemática, educação física e redação. 

Já para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação. Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve completar, no mínimo, de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Nos casos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental, e de linguagens e códigos e suas tecnologias (ensino médio).

Para certificação ou declaração de proficiência, é preciso obter, também, a proficiência em redação, sendo necessário ter nota igual ou superior a cinco pontos. O Inep manterá os resultados individuais em sua base de dados, que serão enviados para a secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia escolhido pelo participante na inscrição. São eles os responsáveis por definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão do ensino fundamental e de ensino médio e para emissão da declaração parcial de proficiência.