• Início
  • Brasil
  • Secretaria têm até segunda para indicar as escolas para tempo integral

Secretaria têm até segunda para indicar as escolas para tempo integral

Programa de Fomento dará apoio às redes estaduais de ensino (Foto: Divulgação)BRASÍLIA – Encerra na segunda-feira, 11, o prazo para que as secretarias estaduais de educação indiquem as escolas que devem ser beneficiadas pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Cabe as secretarias enviar o plano de trabalho e a proposta de matriz curricular à Secretaria de Educação Básica - SEB do Ministério da Educação. O objetivo do programa é dar apoio às redes estaduais para ampliação da oferta de ensino integral a partir do repasse anual de R$ 2 mil por aluno. 

 

O valor corresponde a cerca de 50% a 70% do custo adicional gerado por este modelo de educação e pode ser destinado a cobrir despesas de manutenção e desenvolvimento das escolas participantes. O programa será implementado de forma gradual. Ele foi concebido para facilitar o alcance das metas do Plano Nacional de Educação - PNE, que prevê o atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% dos estudantes em tempo integral até 2024.

De acordo com a SEB, nesta seleção, referente às turmas que terão início em 2018, serão escolhidas no máximo 572 escolas aptas e indicadas pelas secretarias estaduais. Elas atenderão 256 mil alunos em todas as unidades da Federação. Para o biênio 2018/2020, o MEC investirá inicialmente R$ 1,5 bilhão para criar 500 mil novas vagas. Levando em consideração a primeira e a segunda adesão das secretarias, o MEC estima que, em 2020, sejam alcançadas 520 mil matrículas em 1.088 escolas em todo o país.