• Início
  • Brasil
  • Cartão de inscrição do Enem com locais de prova já está disponível

Cartão de inscrição do Enem com locais de prova já está disponível

Candidatos já podem consultar locais e horário das provas do Enem (Foto: Divulgação)BRASÍLIA – Os 6.731.203 candidatos inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem deste ano, já podem acessar, na Página do Participante, o cartão de confirmação de inscrição, contendo informações sobre o local onde o candidato vai fazer as provas. O cartão pode ser acessado também pelo aplicativo do Enem para celular. No dia 5 de novembro serão plicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 serão realizadas as provas de ciências da natureza e matemática.

 

Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto antes do dia do Enem.

O objetivo é verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos nos dias das provas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para facilitar o acesso às informações de sua inscrição. O Inep informa também, que às 23h59 desta sexta-feira, 20, encerra o prazo de inscrição no Enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. As inscrições devem ser feitas via internet pelo responsável pedagógico indicado pela unidade prisional ou socioeducativa.

As provas, para esses candidatos, serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. Os participantes com mais de 18 anos poderão usar a nota do Enem para ingressar na educação superior. Os participantes menores de 18 anos só poderão utilizar os resultados para autoavaliação de conhecimento. Os responsáveis pedagógicos deverão fazer e acompanhar as inscrições e também acessar os resultados obtidos pelos participantes e pleitear sua participação no Sistema de Seleção Unificada - Sisu e em outros programas de acesso à educação superior. Com informações da Agência Brasil.