• Início
  • Dia a Dia
  • Semsa abre na segunda-feira em Manaus a Campanha Nacional de Multivacinação

Semsa abre na segunda-feira em Manaus a Campanha Nacional de Multivacinação

Campanha quer atingir o público formado por crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)MANAUS - A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa abre na segunda-feira, 11, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. A ação vai acontecer a partir das 10h na Unidade Básica de Saúde Theodomiro Garrido, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul. Serão disponibilizadas 16 vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação, em 182 Unidades de Saúde com sala de vacina até o dia 22 de setembro. O dia “D” da vacinação está marcado para o dia 16 de setembro.

 

No dia da mobilização nacional, a Semsa informa que as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h, com três mil profissionais, visando atingir o objetivo da campanha. Este ano a campanha irá trabalhar crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização - PNI vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com atraso em esquemas vacinais.

“Normalmente, os adolescentes têm uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV e Meningocócica C”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. Resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visa melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.