• Início
  • Dia a Dia
  • Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação será no sábado em Manaus

Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação será no sábado em Manaus

Campanha visa atuar vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos (Foto: Divulgação)MANAUS – Será realizado no sábado, 16, das 8h às 12h, o “Dia D” de mobilização nacional da multivacinação. O objetivo da campanha de vacinação é atualizar o esquema de vacina de crianças e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias. Em Manaus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, vão atuar cerca de três mil servidores da área de saúde, concentrado em vários pontos na cidade. Além disso, com a abertura da campanha, na segunda-feira, 11, estão sendo disponibilizadas 182 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, que funcionam até às 21h.

 

“Nesta Campanha estão disponíveis 16 vacinas, que previnem contra 17 doenças. Entre essas está o câncer do colo do útero, cujas doses devem ser tomadas entre 9 e 14 anos de idade”, explicou secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, acrescentando que a melhor forma de evitar doenças e a prevenção.  O secretário disse, ainda, que com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço ou passaram a ser incluídas no Calendário dos adolescentes, como é o caso da vacina HPV e Meningocócica C.

A chefe da divisão de imunização da Semsa, Izabel Hernandez, explicou que não há uma meta a ser cumprida com a Campanha Nacional de Multivacinação. “Nos últimos anos, com a realização dessa estratégia que faz parte do Programa Nacional de Imunização, é perceptível a melhoria na cobertura vacinal. Isto representa o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis em Manaus”, destacou Izabel Hernandez. Segundo ela, as 182 salas de vacinação da Semsa estão localizadas dentro de UBSs em todas as zonas da cidade.