• Início
  • Municípios
  • Equipe médica vai realizar em Parintins mutirão de cirurgia de lábios leporinos

Equipe médica vai realizar em Parintins mutirão de cirurgia de lábios leporinos

Mutirão de cirurgia em Parintins vai realizar 40 procedimentos (Foto: Divulgação/Prefeitura)MANAUS – Uma equipe de 12 profissionais de saúde, entre técnicos, anestesistas e médicos cirurgiões, irão realizar, no município de Parintins, um mutirão de cirurgias de lábios leporinos. A ação vai acontecer no período de 2 a 6 de outubro no Hospital Jofre Cohen. Estão programados cerca de 40 procedimentos cirúrgicos. De 11 a 18 de setembro será feita a seleção das pessoas que serão beneficiadas com as cirurgias. Os interessados devem comparecer ao Hospital Jofre Cohen, das 14h às 17h para receber informações sobre o mutirão.

 

 As intervenções abrangerão novos pacientes ou darão prosseguimento no tratamento de fenda palatina ou labial. "É o tipo de trabalho que traz um benefício muito grande, melhorando autoestima das pessoas", destacou o secretário municipal de Saúde de Parintins, Ronaldo Cardoso, acrescentando que a prefeitura fez parcerias importantes para essa ação de saúde fosse realizada.  "Serão 40 cirurgias e é importante que as famílias nos procurem o quanto antes para podermos atender com sucesso nesse trabalho", ressaltou o coordenador de Saúde Bucal do município, Reney Viana.

Em 2013, 49 pessoas, entre crianças e adultos, residentes em Parintins, foram beneficiadas com cirurgias reparadoras de lábio leporino e fissura palatina, em uma jornada médica realizada pela mesma Organização Não Governamental – Ong que vai realizar os procedimentos no mês de outubro. Além de Parintins, foram beneficiados pacientes dos municípios de Manacapuru, Urucurituba, Barreirinha e Nhamundá. Em julho de 2013, uma jornada semelhante foi levada a Barreirinha e, em outubro, ao município de Coari. No total, 107 pessoas passaram por procedimento cirurgicos nas três ações em 2013.